“Ad experimentum” é uma expressão em latim usada na terminologia jurídico-eclesiástica para indicar uma aprovação limitada no tempo ou na sua extensão, por exemplo, para uma nova lei, um novo ritual, ou uma nova congregação ou comunidade.
A Igreja costuma conceder a aprovação “ad experimentum” aos institutos, quando estão no início de sua formação canónica. Todas elas têm a validade duma aprovação definitiva, mas concede-se à instituição um tempo específico para que se possa comprovar de que nas suas vidas cumprem o que declararam por escrito querer viver. Isto significa que se deverá viver em conformidade com o que se tem considerado como contexto, norma e modelo para o referido instituto e deve ser testada a adequação das normas ao estilo de vida.
Esta Congregação, que naquele então tomava o nome de Clarissas Capuchinhas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus, mas hoje se chama Servas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus, foi aprovada pela Santa Sé “ad experimentum” em 31 de outubro de 1942 e definitivamente em 10 de janeiro de 1949.
A Madre Trindade recebeu um carisma como fundadora, ou seja, uma graça especial que o Espírito Santo concede a alguém para cumprir determinada missão na Igreja; missão essa que não termina quando ela morre, mas que deve continuar e continua, com pessoas dotadas de vocação semelhante. A Madre Trindade continua viva através das suas filhas e da sua obra. Parabéns por estes 80 anos!
Hoje, 31 de outubro de 2022, celebramos o nosso octogésimo aniversário da aprovação temporária das nossas primeiras Constituições.